domingo, 1 de novembro de 2009

Ode aos amigos de lá e de cá!


Ando pensando que amizade é uma coisa estranha.
Amizade é o que afinal?

É amor?
Nao. Pelo menos nao no sentido mais "carnal" da palavra, no sentido "bíblico". De vez enquando até rola, mas dai já é uma outra historia e um outro conceito...
É carinho?
Nem sempre. Há os amigos com os quais nao se consegue passar mais de cinco minutos sem uma discussao ou um xingamentozinho. Uns tapas as vezes vale tb!
É afinidade?
Quase nunca. Há aqueles que gostam de física e ovo frito, coisas que vc odeia. Há os que lêem na praia enquanto vc caça peixinhos entre os corais (né?). O contemplativo e o hiperativo.
É necessidade?
Provavelmente nao. Que necessidade se tem em ficar horas relembrando e contando para os entediados namorados sobre as bobeiras que se fazia na quinta serie, tentando irritar a professora de ciências ou uma homenagem cara-pintada à morte do Airton Senna?(né?).

O que diabos é essa coisa chacoalhante que a gente chama de amigo?
É um soco no estômago quando longe e uma carícia na nuca quando perto.
É uma bala de yogurte quando perto e um giló quando longe.
É um ventinho nos cabelos quando perto e uma gota de chuva no olho quando longe.

A utilidade do amigo é a coisa mais inutil que existe:
O de infancia é aquele que te ajuda a inventar as mentiras ou os exageros que fazem com que sua vida fique mais colorida e interessante. Faz o passado ser um arco-iris e o presente o fim dele, com o pote de ouro.
O da adolescëncia é o do compartilhamento, do troca-troca (sem pensar em besteira...) de furaçoes no estomago dos primeiros tesoes. Imprescindível.
O da faculdade é o que vai te levar ao aeroporto quando vc for a um país extrangeiro fazer um mestrado, e que vai apoiar seus pais dizendo que vc ta fazendo a coisa certa e que vc é a pessoa mais foda que existe. Ou aquele que vai dividir um apê de um quarto com você e nao vai reclamar do seu ronco nem da sua mania em mudar o tempo todo o canal da TV.
O do trabalho é aquele tipo de presente que vem numa caixinha totalmente sem expectativa, sem laço nem fitilho, num momento que nem é seu aniversario nem natal, mas que quando vc abre descobre que provavlemente é uma das melhores coisas que ganhou em toda sua vida.
O do país extrangeiro é aquele que, mesmo sem ter a menor ideia se vc teve o cabelo loiro há alguns meses ou se já estudou em um seminário, abre sua vida inteiramente e te coloca de sopetao pra dentro dela. É uma pantufa no frio, um caldinho de feijao na saudade do Brasil, uma sangria num mau dia, é uma risada no fim de um dia nostalgico.

Dizem que amigo é a familia que a gente escolhe.
Discordo. A gente nao escolhe os amigos, existe um nao-sei-quê que te obriga a estar atado naquele ser.
Nao há escolha, amizade é um nó, um laço, um embaraço de fios de cabelos que nem uma boa tesoura corta. Aliás, é um chiclete no cabelo...e nao adianta passar gelo, nada gela esse apego.

Amigo ta ai e aqui...sao muitos.
Tatuei coraçoes pra caber todos.

Amigo é a mais perfeita imagem da inutilidade.
A conclusao é essa.

PS: QUE TODOS OS AMIGOS SE SINTAM CONTEMPLADOS POR ESSA FOTO (E CADA UM SABE EM QUE MOMENTO FOI CONTEMPLADO NO TEXTO...), POIS ESSES OLHARES DIZEM TUDO SOBRE A ABSOLUTA INUTILIDADE DE UM AMIGO.

5 comentários:

  1. eu fiz um outro tipo de amigo que nunca pensei: o amigo de blog. Espero que você faça também!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Lelê. Até rolou um choro tímido agora. Fazia tempo que as palavras não me emocionavam assim. Você se superou. Adorei a "pantufa no frio", hahaha. Meio Arnaldo Antunes esta parte. Mas então, lindona, o João Guimarães Rosa diz o seguinte: Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado.
    Afinal de contas, amigo é tudo isso e mais um pouco.
    Amo você!

    ResponderExcluir
  3. eeeeeita menina da peste!
    tô ficando seu fã, na boa!
    já que peço um autógrafo!
    de fato! amizade é uma coisinha estranha!
    mas estranha que até escrever sobre ela é "difícil", fica parecendo falsidade ou qualquer outra coisa, mas não é!
    É companherismo, messssssmo!

    ResponderExcluir
  4. LeLê me diz uma coisa: como você, em uma unica pessoinha só, pode ser ao mesmo tempo tão engraçada e séria, doce e ácida, forte e delicada, tormenta e bonança, linda e tudo de bom!?!?? me diz!?!?

    um beijo ENOOORME na sua boca maravilha!!!

    ResponderExcluir
  5. ah, faltou eu na foto, mas eu sei que estou junto de vocês - no amplo sentido...rs

    ResponderExcluir