quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cabelo e moda - chicas y viejitas


Você, homem brasileiro, que quer ver mulher arrumada, muito maquiada, bem penteada, com botas brancas da Xuxa até os joelhos, vestidos mega curtos e acessórios ultra mega diferentes, seu lugar é Madrid.
Gente, a cada dia me impressiono mais com o estilo das madrileñas de todas as idades.
Sim, aqui elas sao TODAS muito arrumadas.
Entenda-se "arrumadas" nao como sinônimo de bonitas (isso tem que ficar muito claro nesse post para nao causar falsas expectativas), mas como pessoas que fazem um esforço gigante antes de sair para a rua, para fazer seja lá o que for, desde ir pra balada na Chueca ou até à frutaria da esquina comprar uma mexerica.
Nem sempre tanto empenho para produzir o visual dá um resultado bom,mas sao sempre bastante interessantes, para dizer o mínimo.
Quando o Eurico estava aqui chegamos a uma conclusao um tanto esquisita sobre a moda por aqui: as madrileñas estao uns 15 anos atrasadas em relaçao às brasileiras (ou será que a moda aqui volta a cada 15 anos, ao inves de 30, como se diz no Brasil? Ponto a se estudar...).
Explico-me: lembra daquela época, meio dos anos 90, em que era lindo fazer luzes super claras nos cabelos e penteá-los no estilo "amassadinho", com muito mousse e um super volume?
Pois é, aqui tem uma facçao de mulheres (que estao na casa dos 40 anos) que usa esse cabelo bem amassadinho que fica com os fios duros, e para compor o look, botas e bolsas com estampa de oncinha, várias pulseiras e anéis e maquiagem azul nos olhos.
Visao do inferno.
Já as velhinhas: nossa, para essas eu tiro o meu chapéu, mesmo mesmo!
Nunca vi um lugar onde as velhas fossem taaaaaaaaao vaidosas!
Tô falando de velhinha muito velha mesmo, desde os 60 até os 100 (ou mais): pelas ruas elas desfilam um festival de sobretudos, cachecóis, xales, bolsas, maquiagens, colares, penteados muito bem feitos, perfumes e tudo de mais elegante que se possa imaginar!
Abro aqui um parênteses: todas as terças eu vou a uma oficina de Zarzuela (teatro lírico espanhol) aqui no centro cultural atras da minha casa. Eu conheci a professora pela internet qdo buscava um lugar para morar em Madrid, e ela agora me adora e faz questao que eu assista âs suas aulas.
Pois bem, é o que eu faço.
Na aula so tem velhinhos e velhinhas. Todos gritam muito, falam alto, sao exagerados, parecem brigar o tempo todo, mas todos, sem exceçao, sao muitissimo elegantes!
Uma coisa impressionante...
Sabe a Carmem Maura? A musa do Almodóvar desde sempre e que agora é a velhinha dos seus filmes?
Pois bem, nessa aula de Zarzuela tem umas 15 Carmen Maura...me sinto dentro de um "Volver" ou um "Mulheres à beira de um ataque de nervos"...(do jeito que elas berram, realmente parecem a beira de um!)
Elas sao lindas e magras (até agora nao vi uma obesa por aqui.
Agora vou falar das adolescentes e das jovens.
Uma onda Amy Whinehouse assola Madrid. Ui que calafrio!
Essas me impressionam pelo talento.
Com elas fazem isso??? Como sobem tanto o topete e ele fica???
Juro que um dia queria ver uma cerimonia de feitura de um cabelo desses. Nao tenho ideia de como se faz esse topete!
Elas adoram volume, muito volume nos cabelos, sao propositalmente e intensamente descabeladas.
E o mais engraçado: tem umas que fazem uns amassadinhos na base da cabeça para ficar bem cheio e nas pontas e nas franjonas de lado usam a chapinha pra deixar bem lisinho.
Dá pra entender? Elas adoram.
Ah, outra coisa: elas fazem mto rabo-de-cavalo beeeeeeeeeeeem em cima da cabeça, bem alto mesmo, e frouxo, desregrado. Desses eu gosto. Já aderi.
As saias sao super curtinhas (mesmo num frio dos infernos) e elas aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamam (e nisso eu concordo e me sinto como uma delas!) meia-calça de todos os tipos, formas, cores, desenhos, texturas.
Nossa, cheguei no paraiso!
Esses dias comprei duas por 5 euros...ai ai ai, uma perdiçao!
As botas sao o auge da estaçao: de todas as cores e tamanhos.
O que se vê muito sao as saias mto curtas, com uma meia xadrez ou listrada e uma bota até o joelho.
(Hoje entendo pq a Xuxa fez um programa aqui e teve sucesso...)
É, definitivamente isso eu nao posso usar: uma pq nenhuma bota passa da minha batata (gigante) da perna, e outra, a altura de uma bota no joelho delas daria até a minha virilha.
Uma calça-bota! Impossivel.
E como eu estou no meio de toda essa efervescência estilística?
Mudei o lado em que reparto o cabelo e a franja e saio de casa com o cabelo do jeito que acordo!
Já é um bom começo, nao acham?

4 comentários:

  1. e o legal é que vc qnd vê não consegue parar de olhar, pq é engraçado kkk e vc vê a hora uma delas ter um ataque de Amy e pular em cima de vc, com td locura e descabelamento kkkk
    mas elas são lindas!

    ResponderExcluir
  2. Num consigo imaginar. Socorro!!! Aquelas duas da foto são a visão do inferno mesmo...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. quero ver você de Amy, digo, de rabo frouxo beeeem em cima da cabeça!!!

    ResponderExcluir
  4. Lelê!!! Acho que vc tá no lugar certo para usa e abusar por aí. E viva a extravagância e a divresidade! Adorei as minas da foto. E muita, muita saudade de você.

    ResponderExcluir